A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) da Universidade de São Paulo (USP) surpreendeu a comunidade acadêmica ao divulgar antecipadamente, em 29 de novembro de 2024, a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular 2025. Originalmente agendada para ser revelada no início de dezembro, essa antecipação tem o objetivo de oferecer aos candidatos mais tempo para preparação rumo à segunda fase, que se aproxima e ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro.
Este ano, o vestibular da USP atraiu mais de 107 mil candidatos que participaram da primeira fase do exame. Além disso, o número inclui 11.213 'treineiros', estudantes que ainda não completaram o ensino médio e fazem a prova para adquirir experiência. A primeira fase do exame compreende 90 questões de múltipla escolha, abrangendo um vasto espectro de conhecimentos que desafiam os estudantes a mostrar o seu melhor desempenho.
Acompanhar a lista dos candidatos aprovados é fundamental, já que esses estudantes agora se preparam para enfrentar uma segunda etapa mais intensiva, composta por perguntas dissertativas e exames específicos que variam conforme a carreira escolhida. Os locais para essa segunda fase já estão disponíveis no site oficial da Fuvest, permitindo que os candidatos organizem seus planejamentos de deslocamento e estudem criteriosamente o que será exigido em suas provas específicas.
Gustavo Monaco, diretor executivo da Fuvest, destacou que a taxa de ausência neste ano foi a mais baixa da história do vestibular, registrando apenas 7,48%. Esse recorde inédito denota o aumento da conscientização e do engajamento estudantil sobre a importância desse processo seletivo, que historicamente é uma das principais portas de entrada para o ensino superior de qualidade no país.
A Fuvest também disponibilizou o cronograma para a segunda fase, incluindo as etapas dos exames específicos, que têm datas variando entre 9 de dezembro de 2024 a 9 de janeiro de 2025. Esse período prolongado para algumas áreas de conhecimento permite que os aspirantes às diferentes carreiras se preparem com mais calma e foco.
A divulgação da primeira lista de convocados para matrícula está programada para 24 de janeiro de 2025, uma data aguardada com ansiedade tanto pelos futuros calouros quanto por suas famílias, que compartilham dessa jornada de dedicação e estudos intensivos.
Em paralelo ao vestibular próprio, a USP continua com sua política inclusiva ao abrir as inscrições para o exame de admissão por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecendo 1.500 vagas. Essa alternativa é uma oportunidade valiosa para os estudantes que apostam no ENEM como meio de ingresso na universidade paulista.
O período para inscrições dessa opção vai de 27 de novembro a 20 de dezembro de 2024, e a taxa de inscrição é de R$ 11. No entanto, em um gesto de solidariedade e apoio social, a Fuvest isenta dessa taxa os candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e aqueles que estão registrados no CadÚnico, promovendo assim maior acessibilidade a todas as camadas sociais.
Esse cuidado com a inclusão e apoio ao estudante demonstra que a Universidade de São Paulo não só se preocupa com o alto nível de excelência acadêmica, mas também com a responsabilidade social de garantir o acesso à educação para todos que nele são merecedores e esforçam-se para alcançá-lo. A Fuvest 2025 reafirma, com todas as mudanças e contingências tomadas, seu compromisso com a educação e oportunidades abertas e igualitárias a todos. Para os candidatos aprovados, a jornada só está começando, prometendo ser desafiadora, porém recompensadora.